Fluviário de Mora
O fluviário de Mora, inaugurado em 2007, é dedicado aos ecossistemas de água doce. É constituído por diversos aquários e um espaço ao ar livre, onde fica um lago.
Ao longo do percurso é possível observar variadas espécies de plantas e, sobretudo, animais que habitam um rio, desde a nascente até à foz. A identificação de algumas espécies não está muito visível, fica muito alta e está pouco iluminada.
Além de espécies que ocorrem na Península Ibérica, podem observar-se outras que habitam a bacia hidrográfica do rio Amazonas e alguns lagos africanos.
Junto ao lago, existem dois tanques onde lontras europeias e asiáticas nos brindam com as suas acrobacias aquáticas.
Com a água doce como tema transversal a diversas áreas de conhecimento e culturas, este aquário é um local de sensibilização para a necessidade de cuidarmos desses ecossistemas que albergam uma enorme diversidade, apesar de a água doce disponível em estado líquido à superfície constituir somente 0,01% de toda a água do planeta Terra.
O fluviário possui um café/restaurante e ainda uma loja.
Por estas e outras razões que irá descobrir, o fluviário de Mora merece a sua visita.
O acesso é muito fácil, mesmo para maiores de sessenta. Há um parque de estacionamento mesmo ao lado e, durante o percurso no fluviário, podemos ir sentando, de vez em quando, nos vários bancos colocados em frente dos aquários. Uma visita a desfrutar sem pressa...
Informações recolhidas no folheto disponível no local
Sem comentários:
Enviar um comentário