segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Medronheiro

Museu do Medronho

Este museu, localizado perto da aldeia de Alqueva, foi inaugurado em 2015 e teve como objectivo homenagear o medronheiro e divulgar a sua utilização.


É constituído por várias zonas distintas: exposição, loja com balcão de provas e a destilaria. Esta última só é visitável quando está em funcionamento mas como a visita foi no Verão, não a ficámos a conhecer.


Na zona de exposição é divulgada a área de distribuição do medronheiro, as suas características e ainda a descrição do processo de destilação.

Na loja encontram-se muitos produtos regionais com especial destaque para  as aguardentes de medronho ali produzidas mas também licores variados, mel, azeites, vinhos e preparados de plantas para infusões. Podem-se provar as várias aguardentes e licores antes de decidir a compra mas, estando em viagem, deixámos as provas para fazer em casa com os produtos que comprámos!





Na sebe, que está à entrada do museu, encontram-se alguns  medronheiros mas muito poucos. A sebe é, maioritariamente, feita com lantana e atrai as borboletas- cauda- de -andorinha.


Quem sabe, se houvesse mais medronheiros também apareceriam as borboletas-do-medronheiro.


Os medronheiros, de onde se colhem os medronhos para o fabrico das aguardentes, estão (disseram-nos) espalhados pela serra de Portel.




quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Medronheiro

Licor de medronho



1kg de medronhos
1 litro de aguardente
500 gramas de açúcar
250 ml de água

Juntar, num recipiente de vidro, os medronhos lavados e secos com  a aguardente , durante 3 meses.
Colocar o recipiente em local escuro e agitar de vez em quando. Passado esse tempo, ferver a água com o açúcar e deixar arrefecer. Juntar esta calda ao preparado anterior e deixar macerar mais 3 meses. Depois é só filtrar o licor, engarrafar e colocar um rótulo...


fcgc

segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Plantas silvestres - Medronheiro

Medronheiro

Arbustus unedo L.
O medronheiro é um arbusto vivaz (que pode viver mais de cem anos), de folha persistente, que atinge facilmente um porte arbóreo, chegando aos 4 ou 5 metros de altura.

Encontra-se com frequência  no estado silvestre, sobretudo nos matagais mediterrânicos, preferindo solos ácidos.  É uma planta  cuja floração acontece ao mesmo tempo que os frutos do ano anterior amadurecem. Este contraste entre as cores das folhas, frutos e flores, faz com que este arbustos seja considerado uma planta ornamental e frequentemente cultivado em parques e jardins.
Os seus frutos, os medronhos, têm várias utilizações sendo de destacar o fabrico de aguardente, licores e compotas. A certificação biológica e venda dos medronhos já é uma actividade económica interessante. 
Unedo significa um e mais nenhum e tal designação é uma espécie de aviso e deve-se ao facto de os seus frutos maduros conterem muitos taninos e, comidos em excesso, poderem provocar uma ligeira intoxicação!
Mas a importância do medronheiro vai muito para além da utilização que os humanos lhe dão e das propriedades alimentares ou medicinais que reconhecem  a esta planta... 
O medronheiro faz parte de um ecossistema e é importante para as abelhas (que polinizam as suas flores e delas extraíem o pólen)) e para  a continuação da existência da borboleta -do-medronheiro. 
 Esta borboleta, (a maior borboleta diurna da Europa) deposita os seus ovos no medronheiro e as suas larvas alimentam-se das folhas desta planta.                                                                             fcgc

segunda-feira, 1 de janeiro de 2018

2018

Ano Novo

2018


O Tempo

"Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome de ano, foi um individuo genial.  Industrializou a esperança, fazendo-a funcionar no limite da exaustão. Doze meses dão para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos.


Aí entra o milagre da renovação 
e tudo começa outra vez, com outro número

e outra vontade de acreditar

que daqui para diante tudo vai ser diferente.

Para você, desejo o sonho realizado,

o amor esperado,
a esperança renovada.



Para você, desejo todas as cores desta vida,
todas as alegrias que puder sorrir,
todas as músicas que puder emocionar.



Para você, neste novo ano,
desejo que os amigos sejam mais cúmplices,
que sua família seja mais unida,
que sua vida seja mais bem vivida.
Gostaria de lhe desejar tantas coisas...
Mas nada seria suficiente...



Então desejo apenas que você tenha muitos desejos,
desejos grandes.
E que eles possam mover você a cada minuto
ao rumo da sua felicidade."


(Carlos Drummond de Andrade)