quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Cromeleque dos Almendres


Cromeleque dos Almendres
Este monumento pré-histórico fica situado na Herdade dos Almendres, na freguesia de Nossa Senhora de Guadalupe, concelho de Évora, a pouco mais de uma dezena de quilómetros da cidade.


        É formado por cerca de uma centena de “menires” de formas e dimensões diversas e a sua instalação ocorreu na época Neolítica (provavelmente algures entre o VI e o V milénios a. C.).


No meio do montado, numa encosta de declive suave, virada a leste, surge um recinto onde os "menires" se dispõem de forma aproximadamente elipsoidal, ao longo de um eixo orientado no sentido leste-oeste. Alguns destes monólitos apresentam-se decorados com relevos ou gravuras que a erosão torna já pouco visíveis.




A este recinto megalítico é atribuído uma simbologia ligada ao culto da fertilidade, sendo também considerado um primitivo observatório astronómico. 







É tido como um local onde, há milhares de anos, as comunidades pastoris se reuniam para celebrar os grandes ciclos da natureza.
Actualmente, algumas pessoas continuam a considerar este cromeleque como um local sagrado e celebram aqui o culto da Mãe-Terra e a sua harmonia com o ritmo do Cosmos, realizando alguns rituais por altura dos equinócios, solstícios, eclipses e ainda cerimónias de meditação nas noites de Lua Cheia.



Parte deste texto teve por base a informação disponibilizada no painel que se encontra no recinto megalítico e em  http://www2.cm-evora.pt/arqueologia/almendres.htm. As fotografias que não são de nossa autoria estão devidamente identificadas.




1 comentário:

  1. O cromeleque dos Almendres é um sítio mágico.
    Sítio de energia especial.
    Todo o luto traz um tempo de mágoa mas vão chegar à luz , mão na mão.

    ResponderEliminar