domingo, 6 de janeiro de 2019

Borboletário

Borboletário de São Domingos de Rana

  
O borboletário fica situado no Parque Urbano de São Domingos de Rana (Cascais).
 Está aberto de Março a Setembro e a visita é gratuita.
O espaço do borboletário é  uma estrutura em madeira e rede que faz lembrar um casulo.

 Na sala de entrada e no interior há vários painéis elucidativos sobre as espécies de borboletas que pode encontrar no interior, num pequeno jardim. 








É agradável estar sentado, a descansar  (isto para maiores de sessenta),  enquanto as borboletas voam livremente entre plantas de várias espécies que lhes servem de alimento. 






Não se admire se alguma borboleta lhe pousar na mão ou na roupa! Quando a borboleta do medronheiro pousou na minha mão foi uma sensação muito especial ! 

Esta borboleta "Malhadinha" andou meia hora  a passear nas costas do Rui, achando que a camisa dele era um jardim exótico!

Já visitámos este borboletário várias vezes mas os melhores dias para visita são os dias bem quentes e com sol em que as borboletas estão mais activas. O borboletário tem várias actividades pedagógicas. Procura chamar a atenção para a importância das borboletas e dar a conhecer algumas das espécies de borboletas de Portugal. 
Mas, embora importante, é um espaço fechado e é bem melhor ver as borboletas a voar nos campos e jardins.



Depois da visita ao borboletário sugerimos um passeio pelo parque urbano que tem cerca de 2 ha.
Há espaços relvados, sombra acolhedora de várias árvores,  um interessante café onde também  servem refeições e até um pequeno lago…

É um espaço muito agradável.


Mena e Rui


1 comentário:

  1. Local interessante de visitar. Saúde, Paz e Feliz Natal! F. Carita Mata

    ResponderEliminar