sábado, 25 de maio de 2019

Dia da Espiga

Dia da Espiga

Para os cristãos, quinta feira de Ascensão, celebra a subida de Jesus aos céus e é uma data móvel que acontece quarenta dias depois da Páscoa
Este ano acontecerá a 30 de Maio.
Antigamente esta data  era um feriado religioso e ainda hoje é feriado em alguns municípios. Este dia também é conhecido pelo Dia da Espiga.
 Era neste dia que as populações das zonas rurais, geralmente em grupo, saíam para os campos pedindo a benção para as colheitas e apanhavam plantas silvestres com que faziam um ramo: a espiga!

A origem deste ritual perde-se nos tempos e está associada ao celebrar  da fertilidade da terra e das primeiras colheitas, no fundo é uma celebração da  Primavera e da Natureza.

Às várias plantas que compõem o ramo da espiga é atribuído um valor simbólico, profano e religioso, que representa os nossos desejos de paz, alegria, saúde, prosperidade...
Embora a composição do ramo e o significado das plantas varie um pouco de região para região, podemos destacar algumas plantas que não devem faltar no ramo da espiga:


Oliveira – A Luz (antigamente as candeias eram alimentadas com azeite). Uma Boa Notícia de Esperança e Paz
Papoilas – O Amor e a Alegria
Espigas – O Pão que mata a fome. Alimento.
Malmequeres – O Ouro (amarelos)e a Prata (brancos). Riqueza.
Rosmaninho ou alecrim- Saúde, Resistência e Sabedoria.

As plantas anteriores devem ser em número ímpar, geralmente 3 ou 5 e a elas podem juntar-se outras plantas silvestres. Geralmente coloca-se só um ramo de oliveira com candeio (flores) para não desperdiçar os futuros frutos.


O ramo da espiga deve ser colocado atrás da porta principal e deve lá ficar até  ser substituído no ano seguinte.


Deste dia lembro, na infância, os passeios ao campo em família, o correr com as minhas irmãs nos campos de papoilas e malmequeres . 
 A minha mãe levava sempre um tubo de linhas brancas e agulhas e nós fazíamos  colares e grinaldas de malmequeres para nos enfeitarmos.
 Sentiamo-nos umas princesas com aqueles enfeites! 
Não havia jóia que se assemelhasse...
As brincadeiras continuavam pela tarde fora. 
Escolhidas as plantas, ajudávamos a fazer os ramos de espigas para nós e para alguns familiares.
Depois a vida levou cada uma para seu lado e era a minha mãe que apanhava as plantas na horta e fazia uma espiga para cada uma das cinco filhas!
E foi assim durante muitos anos... Mas, em Novembro de 2016, a nossa mãe partiu e no ano seguinte não houve espiga. Só mágoa e saudades!
 O ano passado, eu com a minha mana mais velha, arranjámos coragem e fomos apanhar as plantas e voltámos a fazer o ramo da espiga para nós  e para distribuir...
Agora são as nossas sobrinhas netas que se enfeitam com grinaldas de flores silvestres!

A Vida segue o seu rumo!

 O ramo da espiga, mais do que um amuleto, é agora um símbolo de recordações e afectos...

"Só há espigas  a crescer comigo


Numa seara para passear a pé


Esta distância achada pelo trigo


                                   Que me dá só o pão daquilo que é."               
Natália Correia





auto-retrato

Mena


2 comentários:

  1. Muito bonito, Filomena e uma bela homenagem a tua mãe e familia. Obrigada. Gostei muuito.

    ResponderEliminar
  2. Um comovente e lindo post sobre p dia da espiga
    Um dia que também me traz gratas recordações.
    Eu adiantei- me e o meu já está dependurado.
    Desejo que cada significado do raminho se concretize na tua vida.
    Gostei muito das fotos e do poema.

    Desejo- te uma semana radiosa.
    Um beijo da Manu
    😘

    ResponderEliminar