CATALPA
A catalpa é uma árvore ornamental, hermafrodita e de folha caduca. Destaca-se na Primavera pelas suas flores abundantes e muito vistosas. É uma árvore de crescimento rápido sendo muito utilizada em parques e jardins. O género Catalpa incluí algumas dezenas de espécies mas a mais frequente no nosso país é a Catalpa bignonioides Walter.Como é uma árvore bastante frondosa, a sua sombra é muito apreciada.
Folhas , flores e frutos. Os frutos já secos são do ano anterior.
As folhas simples, de cor verde clara e textura aveludada na página superior, são bastante grandes.As flores da catalpa têm um perfume suave, são brancas com manchas amarelas ou purpúreas. A corola tem de 3 a 5cm.
O fruto parece uma vagem mas não é! É uma cápsula pendente com cerca de 30 cm de comprimento. Muitos frutos permanecem na árvore de um ano para o outro.
Esta espécie de Catalpa é originária da América do Norte e pode atingir até 15m de altura se não lhe fizerem uma poda drástica como muitas que vemos serem feitas por aí, desfigurando as árvores. Estas por enquanto, e espero que para sempre, estão a crescer em liberdade!
A planta tem várias utilizações medicinais com excepção da raiz que é tóxica.O ritmo da Natureza lembra-nos que a Terra pode bem continuar sem nós e expõe as nossas fragilidades enquanto seres vivos. Continuamos a travar uma luta desigual contra um inimigo invísivel que muda continuamente e procura ser mais devastador para nós, na sua estratégia de sobreviver. Temos que continuar a proteger-nos o mais possível e ter esperança que dias melhores virão.
Obrigada Amiga pela partilha não sabia o nome desta bela árvore. as flores são muito bonitas. Bem haja.
ResponderEliminarNão sabia o nome, mas tu tiveste a gentileza de falar de tudo sobre ela.
ResponderEliminarBelas fotos!
Há que cuidar da natureza, ela é o maior bem que temos.
Bom domingo Mena!
Belíssimas imagens, Mena!
ResponderEliminarGrata pela partilha!
Dia feliz!
Bonitas estas catalpas. Temos duas no Vale, que eu semeei e plantei, apesar de serem exóticas.
ResponderEliminarObrigado pelo excelente postal muito didático e documental. Lindíssimas fotos.
Saudações cordiais.
F. Carita Mata
Olá,Mena, tudo bem convosco ? Bem haja pela explicação. É bonita mas longe da porta. Deita uma seiva que é pegajosa e corrói a tinta. Puseram-me umas na praceta da minha casa , tenho uma mesmo à porta e é uma desgraça. Beijinhos.
ResponderEliminar