quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Fluviário de Mora

Fluviário de Mora

O fluviário de Mora, inaugurado em 2007, é dedicado aos ecossistemas de água doce. É constituído por diversos aquários e um espaço ao ar livre, onde fica um lago.

Ao longo do percurso é possível observar variadas espécies de plantas e, sobretudo, animais que habitam um rio, desde a nascente até à foz. A identificação de algumas  espécies não está muito visível, fica muito alta e está pouco iluminada. 






  



 Além de espécies que ocorrem na Península Ibérica, podem observar-se outras que habitam a bacia hidrográfica do rio Amazonas e alguns lagos africanos.




 Junto ao lago, existem dois tanques onde lontras europeias e asiáticas nos brindam com as suas acrobacias aquáticas.





Com a água doce como tema transversal a diversas áreas de conhecimento e culturas, este aquário é um local de sensibilização para a necessidade de cuidarmos desses ecossistemas que albergam uma enorme diversidade, apesar de a água doce disponível em estado líquido à superfície constituir somente 0,01% de toda a água do planeta Terra.

O fluviário possui  um café/restaurante e ainda uma loja.

Por estas e outras razões que irá descobrir, o fluviário de Mora merece a sua visita.


O acesso é muito fácil, mesmo para maiores de sessenta. Há um parque de estacionamento mesmo ao lado e, durante o percurso no fluviário, podemos ir sentando, de vez em quando, nos vários bancos colocados em frente dos aquários. Uma visita a desfrutar sem pressa...


Informações recolhidas no folheto disponível no local



Sem comentários:

Enviar um comentário