segunda-feira, 22 de janeiro de 2018

Medronheiro

Museu do Medronho

Este museu, localizado perto da aldeia de Alqueva, foi inaugurado em 2015 e teve como objectivo homenagear o medronheiro e divulgar a sua utilização.


É constituído por várias zonas distintas: exposição, loja com balcão de provas e a destilaria. Esta última só é visitável quando está em funcionamento mas como a visita foi no Verão, não a ficámos a conhecer.


Na zona de exposição é divulgada a área de distribuição do medronheiro, as suas características e ainda a descrição do processo de destilação.

Na loja encontram-se muitos produtos regionais com especial destaque para  as aguardentes de medronho ali produzidas mas também licores variados, mel, azeites, vinhos e preparados de plantas para infusões. Podem-se provar as várias aguardentes e licores antes de decidir a compra mas, estando em viagem, deixámos as provas para fazer em casa com os produtos que comprámos!





Na sebe, que está à entrada do museu, encontram-se alguns  medronheiros mas muito poucos. A sebe é, maioritariamente, feita com lantana e atrai as borboletas- cauda- de -andorinha.


Quem sabe, se houvesse mais medronheiros também apareceriam as borboletas-do-medronheiro.


Os medronheiros, de onde se colhem os medronhos para o fabrico das aguardentes, estão (disseram-nos) espalhados pela serra de Portel.




Sem comentários:

Enviar um comentário