segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Mãe

Partiste  de forma tão inesperada!

Adormeceste de mansinho, como se fosses acordar dali a algum tempo...

Não tivemos tempo de nos despedir! 

Passou um ano? 

Não sabemos medir o tempo que passa sem ti! 

É um tempo de muita saudade...    


                                                                                                                                                             M.



quinta-feira, 16 de novembro de 2017

Açores

Jardim António Borges

O Jardim António Borges é um dos maiores espaços verdes da cidade de Ponta Delgada e um dos locais mais bonitos da capital da Ilha de São Miguel. 
Hoje em dia é um parque municipal mas outrora foi pertença da propriedade de António Borges Medeiros, um negociante e político Açoriano muito interessado na botânica, e na introdução de novas espécies na ilha, nomeadamente exóticas, transformando a sua propriedade num interessante Jardim Botânico. 
O bonito espaço verde retrata o espírito Romântico do século XIX e é hoje palco de  diversas actividades desportivas, lúdicas e culturais. 
O Jardim António Borges é também um riquíssimo jardim botânico público e de acesso gratuito.

Visitámos este jardim em 2016, quando da nossa visita aos Açores. Foi na manhã livre que nós escolhemos visitar este jardim. Fomos de táxi até lá e depois viemos a pé até ao hotel que ficava à beira mar. Mesmo para maiores de sessenta, o percurso é muito acessível.


Passeámos no bosque de bambus, percorremos o vale dos fetos e na avenida das palmeiras observámos várias espécies destas plantas.

A figueira australiana é uma árvore imponente e a maior do jardim. Fez-nos sentir minúsculos junto das suas raízes enormes!








Foram algumas horas de agradável passeio por entre áreas de descanso, lindos canteiros de flores, lagos, grutas e torres. 

quarta-feira, 1 de novembro de 2017

Mérida

Visitámos Mérida, pela primeira vez,  já depois dos sessenta anos. É uma cidade que respira História e em grande parte vive da História! Fica situada perto da fronteira de Portugal, a cerca de 60 km de Badajoz. 

A fundação de Mérida remonta ao início da ocupação da Península Ibérica  pelos romanos. Ainda hoje, passados 20 séculos, está bem presente a importância  do império romano no  valioso património que está bem conservado.

Em 1993, o conjunto arqueológico de Mérida foi considerado, pela UNESCO, Património da Humanidade.

Anfiteatro e Teatro Romanos











 

Museu Nacional de Arte Romana



Templo Romano




Basílica de Santa Eulália


Aqueduto dos Milagres




Embora haja vestígios de outras civilizações, foram os testemunhos do império romano que mais se destacaram na nossa visita.

Ainda nos falta descobrir muito do valioso património de Mérida. Quem sabe, voltaremos um dia...