terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Albergaria dos Fusos


Praia Fluvial

As andorinhas já começaram a chegar, dando sinais de que a primavera vai acontecer.

Por enquanto o inverno instalou-se nos campos e em nós!

É sempre um desafio chegarmos a uma nova primavera...

Por isso é bom recordar alguns passeios que fizemos no verão passado.

Como este, a uma praia fluvial... 

A Praia Fluvial de Albergaria dos Fusos, foi inaugurada em 11 de agosto de 2023. O projeto está integrado no Ecopark do Alentejo Central.

“O parque ecológico permitirá aliar a componente turística e de valorização e interpretação do património natural (através da observação da fauna e flora autóctone em meio natural e dos recursos endógenos que dele se extraem), a uma componente pedagógica, de lazer e desportiva, através da fruição dos recursos naturais proporcionados pela Albufeira e zona envolvente, sem que estes sejam colocados em causa” (Câmara Municipal de Cuba) A praia fica situada  junto do paredão da barragem, tem um areal com cerca de 250 metros de extensão, chapéus de colmo e uma zona dedicada à prática desportiva. Possui também um centro náutico, piscina fluvial e bar de apoio. Aqui não há palmeiras e são as azinheiras e sobreiros que dão uma sombra agradável. Na areia não há vestígios de conchas mas certamente vai encontrar bolotas!



Um local agradável para passar algumas horas.

Mas tomar banho aqui, para já, não! Nada contra quem o faz e havia muita gente a banhos.

Os risos das crianças deixavam adivinhar que estavam felizes como peixinhos na água!

Estas águas abastecem as populações de vários concelhos como Cuba, Alvito, Viana do Alentejo e Portel. A estação de captação e tratamento das águas fica a pouca distância da praia.


Mas há mais para fazer além de passearmos à beira da água, na areia e nos passadiços, fazermos um lanche no café ou uma sesta debaixo duma azinheira...

Basta esperar pelo pôr do sol para assistirmos a um magnífico espectáculo de luz e cor!


 




Voltámos lá este inverno mas tudo mudou! O acesso à beira de água está fechado com um gradeamento e não há outro caminho! Ainda assim aproveitámos para fazer uma caminhada na estrada que fica sobre o paredão da barragem.





Agora é esperar pelo próximo verão!