MULHERES
SOMBRA E LUZ
(exposição)
Foi em 2017, num encontro de Tunas das Universidades Séniores que tivemos a oportunidade de visitar esta exposição de trabalhos das alunas da Academia Sénior de Serpa.
Transcrevo parte do texto que acompanhava esta exposição e partilho as fotografias dos trabalhos que fiz nessa altura.
Lamento não saber identificar as autoras dos trabalhos ...
Nos dias de hoje a mensagem que os trabalhos transmitem continua a ser actual.
Uma realidade de muitas mulheres de todo o mundo, já que as mulheres representam mais de 80% das vítimas de violência.
E há as que não entram nas estatísticas porque nunca se queixam e aquelas a quem não é permitido, por lei, fazê-lo!
A exposição SOMBRA E LUZ tem como principal objectivo sensibilizar a população para o flagelo da violência sobre as mulheres. "Os trabalhos têxteis das alunas da Academia Sénior de Serpa, retratam a imagem da mulher. Uma imagem de LUZ, que representa a força e o brilho que cada mulher encerra e a SOMBRA que revela o lado oprimido. As imagens são belas mas, vistas com atenção, todas revelam o flagelo e a tristeza a que as vítimas estão sugeitas..."
"Num cenário de crise económica a situação das mulheres agrava-se devido à sua vulnerabilidade o que fará com que as vítimas encontrem maiores dificuldades em reformular ou resconstruir as suas vidas...
As mulheres mais velhas fazem ouvir a sua voz, sensibilizando a população para a erradicação da violência sobre as mulheres que são as mães, as filhas e as avós da nossa comunidade."
Não é com um dia dedicado à Mulher que se resolvem estes problemas !
É uma luta de todos os dias e de todos nós...
De Serpa (Cidade Branca) para todos e todas que lerem esta mensagem!
Mena
Trabalhos lindos de Serpa, feitos pir mãos habilidosas que retratam a vida, tantas vezes dificil dessas mulheres.
ResponderEliminarHá que respeitá-las a elas e a todas por esse mundo fora.
Gostei do que escreveste na parte fina. O dia da mulher é todos os dias.
Beijos Mena
Excelente trabalho não fosse a tristeza do tema...Tal como diz o dia da mulher é todos os dias, e o que mais lamento é que o ser humano tenha de criar dias para se fazer ouvir e respeitar, quer seja o dia da mulher, da criança, da árvore e por aí adiante. Enfim é o que temos. Muito obrigada pela partilha. Um grande beijinho
ResponderEliminarBela mostra da beleza e da força de mulheres. Em dia certo ou sempre, nunca o tempo se acomoda à verdade de ser Mulher. Bela partilha, Filomena! Abraço grande, grande.
ResponderEliminarBelas criações artísticas que deixam transparecer a Mulher na sua beleza,trabalho,dor e sofrimento. Os detalhes nos olhos destas obras encerram todo o mistério que a Mulher incorpora.
ResponderEliminarParabéns e Felicidades!
Maria do Céu