II
Restos de tecidos
Colocámos na reciclagem, além de roupas, alguns sacos com restos de tecidos. Tinha-os guardado para algum uso posterior mas eram pedaços pequenos que quase não cheguei a utilizar.
Estes pedaços de tecidos sobraram dos vestidos e fatos que, durante muitos anos, mandei fazer na costureira (alguns dos quais ainda uso).
Utilizei alguns destes restos de tecidos para fazer quadros para o quarto do meu filho e vestidos para as bonecas da minha filha (que os vestidos das bonecas eram caríssimos!).
Isso foi há várias dezenas de anos.
Depois os quadros foram substuídos por posters dos super heróis da altura (Dartacão e os Três Mosqueteiros, Tartarugas Ninja e outros).
E os quadros lá foram para o sótão!
Ainda desceram e transitaram para o quarto da minha filha e acrescentei mais um da menina com borboletas mas, passado pouco tempo, foram outra vez recambiados para o sótão e lá estão há mais de trinta anos, uns pendurados outros guardados numa caixa.
Custa-me desfazer dos quadros.
Cada um deles servia para contar histórias que inventava na altura!
Lembro-me que alguns desenhos foram ampliados de revistas, outros inventei eu.
Forrei o tecido com entretela de colar e depois foi só recortar pelo molde de papel e compor o quadro, usando cola para fixar os vários motivos. Finalmente foram emoldurarados...
Sei bem que hoje se pode comprar tudo feito nas lojas! Mas o carinho que pus nos quadros ou nos vestidos para as bonecas não se compra...
Os quadros estão ligados à primeira fase da infância do meu filho e da minha filha.
Olhei para eles há dias e não ocupam assim tanto espaço.
O tempo que me transformou em maior de sessenta não afectou os quadros que estão ali iguais há quase quarenta anos!
Mas um dia terão que ir. Os quadros irão, os afectos ficam sempre. Para sempre!
Quanto aos tecidos que nunca foram usados e estão em bom estado, vou oferecê-los a uma artesã que sei que os vai utilizar nos seus trabalhos.
Mas nada garante que não encontrarei mais restos de tecidos...
Mena
Adorei os quadros minha amiga como também o carinho e as saudades guardadas no coração! É tão bom recordar a infância dos nossos filhos!
ResponderEliminarQuem tem umas mãos habilidosas faz belas obras de arte!
ResponderEliminar.
Quando um gesto de carinho surpreende...
.
Beijos. Boa noite!
Muy lindos. Te mando un beso. Enamorada de las letras
ResponderEliminarGrande variedade de belos padrões de tecidos.
ResponderEliminarQue lindos e ternos os quadros, onde reina a cor e as lembranças. Adorei especialmente a menina com as borboletas.
Beijinhos
Tecidos lindos!
ResponderEliminarOs quadros estão uma maravilha!
És muito prendada.
Gostei muito das ideias
ResponderEliminarÉ arte personalizada. Cada quadro levou um pedaço do seu tempo, muito carinho e dedicação. Custa desfazer. Rever é voltar no tempo. Aos sorrisos infantis. Saudade. São muito bonitos.
ResponderEliminarParabéns, porque há muito trabalho e bem interessante. Saúde, Paz e Paciência. E espaço para guardar tudo. E os Afetos...?! Esses ficam sempre!
ResponderEliminarF. Carita Mata
Trabalhos muito bonitos! E muito criativos, parabéns!
ResponderEliminarQuadros tão lindos não merecem ser descartados.
ResponderEliminarEu guardo alguns, feitos em aulas de pintura que frequentei durante 7 anos, na minha arrecadação e uma vez ou outra troco com os que estão em casa.
É triste ter de abrir mão de algo que tanto nos disse num tempo passado.
Com sobras de tecidos - lindos como os aqui mostrados - já vi feitas colchas maravilhosas.
Beijinho Mena, bom fim-de-semana.
Continuo encantada com os teus quadros.
ResponderEliminarBoa semana Mena
Fenomenal! Isto sim, é arte! É reciclagem mas também criatividade, dedicação e... arte! Parabéns! Eu jamais conseguiria desfazer-me desses trabalhos! Boa noite, Sandra
ResponderEliminar