segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Plantas silvestres - Medronheiro

Medronheiro

Arbustus unedo L.
O medronheiro é um arbusto vivaz (que pode viver mais de cem anos), de folha persistente, que atinge facilmente um porte arbóreo, chegando aos 4 ou 5 metros de altura.

Encontra-se com frequência  no estado silvestre, sobretudo nos matagais mediterrânicos, preferindo solos ácidos.  É uma planta  cuja floração acontece ao mesmo tempo que os frutos do ano anterior amadurecem. Este contraste entre as cores das folhas, frutos e flores, faz com que este arbustos seja considerado uma planta ornamental e frequentemente cultivado em parques e jardins.
Os seus frutos, os medronhos, têm várias utilizações sendo de destacar o fabrico de aguardente, licores e compotas. A certificação biológica e venda dos medronhos já é uma actividade económica interessante. 
Unedo significa um e mais nenhum e tal designação é uma espécie de aviso e deve-se ao facto de os seus frutos maduros conterem muitos taninos e, comidos em excesso, poderem provocar uma ligeira intoxicação!
Mas a importância do medronheiro vai muito para além da utilização que os humanos lhe dão e das propriedades alimentares ou medicinais que reconhecem  a esta planta... 
O medronheiro faz parte de um ecossistema e é importante para as abelhas (que polinizam as suas flores e delas extraíem o pólen)) e para  a continuação da existência da borboleta -do-medronheiro. 
 Esta borboleta, (a maior borboleta diurna da Europa) deposita os seus ovos no medronheiro e as suas larvas alimentam-se das folhas desta planta.                                                                             fcgc

2 comentários:

  1. Parabéns. Gostei imenso do artigo e das ideias nele expressas. Muita saúde e só 1 medronho!
    F. Carita Mata

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito do artigo. Parabéns.
    F. Carita Mata

    ResponderEliminar