domingo, 4 de fevereiro de 2018

Alentejo

Alentejo


A "moda" dos amendoais

Mudam-se os tempos, mudam-se as culturas de acordo com factores de rentabilidade e apetência do mercado por determinados produtos.

O Alentejo que já foi " o celeiro da nação", é hoje o lagar e a adega mas isso também está  a mudar.

 Depois do incremento das culturas da vinha, do olival e da colza (já para não falar na papoila-dormideira que ninguém sabe muito bem onde se localiza), novas culturas estão  a surgir no Alentejo!

 A procura e consumo de frutos secos, nomeadamente de amêndoa, tem aumentado nos últimos anos e consequentemente o preço das sementes deste fruto tem subido.
Os pomares de amendoeiras tornaram-se apetecíveis e rentáveis, começando a surgir um pouco por todo o Alentejo, ocupando já milhares de hectares nos distritos de Évora e Beja.

Os amendoais do Alentejo, de plantação intensiva ou super intensiva, são de regadio e o seu aparecimento, em tão grande número e área, tem a ver com o alargamento do perímetro de rega do Alqueva.





Os amendoais começaram a surgir no Alentejo há poucos anos, havendo uma unidade industrial portuguesa, de descasque de amêndoa, em Ferreira do Alentejo. 

Mas o interesse das empresas espanholas é muito grande e recentemente foram adquiridos mais uns milhares de hectares de terras para amendoal (e olival) e  estabelecidas parcerias com produtores portugueses. Lá vão as mais valias para Espanha!

A amendoeira é uma árvore adaptada ao clima mediterrânico e as amendoeiras em flor são uma imagem de marca de Trás -os -Montes e do Algarve mas os campos do Alentejo, ocupados por amendoais, estão a mudar  a paisagem e também a economia da região. 



Todas os meses são bons para visitar o Alentejo mas os meses de Fevereiro e Março são uma boa altura para ver as amendoeiras em flor em vários concelhos alentejanos como, por exemplo, em Ferreira do Alentejo  ou Aljustrel!






Sem comentários:

Enviar um comentário