quarta-feira, 2 de maio de 2018

Évora


Jardim Público de Évora

Este jardim foi construído, entre os anos de 1863 e 1867, nos terrenos onde em tempos se situava a horta real do Palácio e o antigo Convento de São Francisco. Tem uma área de aproximadamente 3 ha distribuídos, actualmente, por dois lagos, canteiros de plantas que vão emprestando o colorido renovado das suas flores, bastante arvoredo, palácio, ruínas fingidas, mata e parque infantil. Idealizado pelo arquitecto e cenógrafo José Cinatti, ao gosto romântico dos jardins do século XIX, é um espaço agradável para passeio, descanso e até mesmo para tomar um café, na esplanada, junto a um dos lagos enquanto observa o bailado das libélulas, os patos, os cágados ao sol, os pardais atrevidos que se aproximam das mesas ou os reflexos coloridos nas águas do lago.






 



As estações do ano marcam as cores do jardim.




Nesta  Primavera há goivos com flor lilás, lírios brancos e roxos, calêndulas de flores laranja, flores de glicínia que perfumam o ar e os vários tons de verde da  vegetação  que dá sombra aos visitantes.





Florbela Espanca tem especial destaque no Jardim, tal como Vasco da Gama.


O coreto do século XIX, destaca-se quase no centro do jardim e é um dos elementos revivalistas do passado  onde se realizaram muitos eventos musicais. Hoje esses eventos, sobretudo na altura da Feira de S. Joãorealizam-se no espaço do jardim mas fora do coreto.



O palácio de D. Manuel, do século XVI.

Aqui se realizam exposições variadas, apresentação de livros e outros eventos culturais.

As "Ruínas Fingidas" destacam-se no jardim e a maioria dos visitantes pensa que sempre fizeram parte dele mas o facto é que foram construídas com elementos arquitectónicos recolhidos em vários monumentos da cidade. As janelas de estilo manuelino-mudejar são de grande beleza. Destaque ainda para a torre e o troço da muralha medieval, do século X, que completam este conjunto arquitectónico que fica perto do palácio D. Manuel.







 Os pavões cantam bem alto, num grito desesperado para chamar as fêmeas que estão mais interessadas em passear calmamente pelos canteiros e muros do jardim do que na "canção do bandido".  Há alguns, mais destemidos, que voam até aos muros mais altos  para melhor se fazerem ouvir.
















Há muitas razões para passear neste jardim...







Sem comentários:

Enviar um comentário