terça-feira, 10 de dezembro de 2019

Arraiolos

ARRAIOLOS CELEBRA O NATAL


É notícia que em várias localidades se constroem "Reinos de Natal"  e para os visitar tem que se pagar. Por  vezes as pessoas criam expectativas muito altas, ficam desiludidas e dão por mal empregue o dinheiro que pagaram...

Passámos por Arraiolos onde não há Reino de Natal mas há um conjunto variado de actividades gratuitas que celebram o Natal  e estão espalhadas por vários locais da vila e outras localidades do concelho.
Cartazes da Câmara Municipal de Arraiolos


Se gosta deste tipo de actividades é só consultar o programa detalhado no facebook da CMA e dar um passeio até Arraiolos! Na Praça da República, junto ao jardim e à biblioteca acontece, aos fins de semana, um mercado de natal, animação com pinturas faciais, balões, jogos, fabrico de brinquedos... No mercado de natal pode comprar produtos hortícolas biológicos, doces, bolos, mel e prendas de natal muito originais! A feira do livro decorre todos os dias na biblioteca.


Logo de manhã o mercado de natal começa  a ser preparado e  fica aberto até às 17 horas.



Todos temos um lado de criança e gostamos de brincar com bolas de sabão! Aqui, crianças e adultos,  têm essa oportunidade...


 Tod









Vários duendes bem dispostos, estão à sua espera no jardim ou na fábrica dos brinquedos.






Em frente do jardim, o Pai Natal tem a sua casa e espera, bem sentado como convém, pelas muitas crianças que acreditam nele... 




E mesmo os  mais velhos que são do tempo em que não havia Pai Natal e se pediam graças ou prendas (poucas)  ao Menino Jesus,  não deixam de ir espreitar ...
 De prenda, só pedem mais saúde e muita sorte para a família!

As árvores do jardim foram decoradas pelas escolas, com enfeites feitos de materiais reciclados.



A Associação de Reformados de Santana do Campo trouxe algumas dezenas de jogos tradicionais e brinquedos em que todos podem  testar as suas habilidades e competências com a colaboração de voluntários desta associação.




Grupos de cante alentejano e outros grupos musicais percorrem as ruas e animam vários locais da vila. A música de natal ecoa por várias ruas.







No largo da Igreja da Misericórdia pode admirar o presépio com as figuras vestidas a preceito com serapilheira bordada com ponto de tapete de Arraiolos.

Na Praça do Município uma decoração gigante faz alusão ao fabrico dos tapetes de Arraiolos! 



Encha-se de coragem e dê uma volta na pista de gelo!


Várias vezes por dia o comboio de Natal percorre a vila e outras localidades do concelho, numa animada viagem.
As visitas têm horas e dias marcados e por isso convém consultar o facebook da CMA.






Estão previstas exposições,  um espectáculo musical, concertos e outras actividades bem interessantes, não só na vila de Arraiolos, como noutras localidades do concelho.


Faltou-nos ver as iluminações de natal. Talvez voltemos lá...Esperamos que sejam sóbrias para não haver grande dispêndio  de energia.
De acordo com informações recolhidas todas as actividades são gratuitas, com excepção da pista de gelo que tem um valor simbólico que reverte para os Bombeiros Voluntários de Arraiolos.
As fotografias são de nossa autoria. Se alguma pessoa que nelas figure desejar que a mesma seja retirada, é  só avisar por mail
R&M

Sem comentários:

Enviar um comentário