segunda-feira, 1 de março de 2021

Cores

Simbologia das Cores

A cor é uma propriedade da luz, não dos objectos (Leonardo da Vinci)





Há mais de 200 anos Johann Volfgang von Goethe publicou um livro chamado Teoria das Cores. Mas já alguns  séculos antes Leonardo da Vinci se tinha dedicado a pesquisas sobre o tema que constam no seu livro " Tratado da Pintura e da Paisagem- Luz e Sombra". 
Posteriormente Newton experienciou e estudou a influência da luz do sol na formação das cores. E os estudos sobre as cores têm continuado...
Hoje em dia, os efeitos das cores são cada vez mais objecto de estudo na moda, na publicidade, na decoração, nas empresas, em certas terapias relacionadas com depressão ou agressividade...
A influência das cores faz-se sentir aos níveis emocional e mental e acaba por se reflectir nos nossos comportamentos.
Muitas vezes, de forma intuitiva ou intencional, escolhemos as cores das roupas que vamos usar pelas sensações que essas cores nos causam ou pelo efeito que pretendemos causar nos outros.
No meu vestuário não uso amarelo e raramente uso vermelho.
Gosto de vestir cor-de -rosa, azul, lilás, branco ou verde, sobretudo na Primavera e no Verão. 
Não gosto do Inverno e uso quase sempre preto que no fundo funciona como uma barreira, uma protecção e também absorve a luz...
As cores têm um significado próprio e podem estimular ou acalmar o nosso cérebro de formas diferentes. Tal como os cheiros,  activam recordações e sentimentos. Mas a cor tem também uma linguagem individual, pois não reagimos à cor da mesma forma por razões fisiológicas mas também por influências culturais.



A psicologia das cores é uma área de estudo complexa e cada vez mais utilizada  até  para fins terapeuticos (na cromoterapia).
De uma forma simplista (pois não sou conhecedora da área, apenas curiosa), apresento uma listagem de algumas cores e características benéficas que lhe são atribuídas:

Preto -o preto é a ausência de cores ou melhor a ausência de luz.  Não vou agora discutir se o preto é ou não uma cor, já que a percepcionamos como tal. Em termos da simbologia das cores, o preto permite a autoanálise, introspecção e a formalidade. Está associado à força, elegância, seriedade e mistério.
Branco- é na verdade a luz pura, a soma de todas as cores.  Simboliza a paz, a pureza, organização  e calma.
Azul- transmite segurança, harmonia, paciência, serenidade e equilíbrio. Se não for muito escuro, tem efeitos benéficos no alívio do stress e na melhoria da qualidade do sono. No entanto há mais de 100 tons de azul e os seus efeitos são variáveis.
Verde-  cor associada à esperança, persistência, juventude e força. Além de ser uma cor, o verde é também associado a uma ideologia ligada à natureza e ao ambiente.
Vermelho- é uma cor estimulante. Está associada à confiança, força de vontade, energia, paixão e liderança. Utilizada em grandes áreas pode causar irritabilidade.
Amarelo- acerela o metabolismo, favorece a concentração e comunicação. Estimula o intlecto. É importante que no local onde se estuda ou trabalha haja um apontamento de cor amarela. Pode ser uma jarra com flores, uma cartolina na secretária...
Rosa- associada à suavidade, romance, amizade e sensibilidade. É uma cor que transmite tranquilidade e confiança.
Violeta associada  à dignidade, prosperidade, sinceridade e sabedoria. É uma das  cores  que está relacionada com um nível  elevado de espiritualidade.

Há inúmeros aspectos interessantes ligados aos efeitos das cores, como por exemplo o facto de a cor azul (que é a cor preferida por 45% das pessoas) ter efeitos na diminuição do apetite e por isso não ser muito utilizada na publicidade a alimentos. Não estou a ver bom resultado da publicidade ao fast food ser feita em tons de azul, cor-de-rosa ou violeta. Aí carregam no vermelho, amarelo e laranja. No entanto, dentro do espaço de fastfood não  exageram nas áreas com cor  vermelha  para não causar irritabilidade aos clientes. Já o amarelo é utilizado para estimular o apetite mas também para evitar a permanência dos clientes no espaço, a "fazer sala" depois de comerem. É comer depressa e  sair, para outros clientes terem lugar. Mas ultimamente, pelo menos uma cadeia de fast food mudou a cor dos seus cartazes publicitários de vermelho para verde. Considero que é uma técnica de marketing para ficar associada  a alimentos e  estilo de vida saudáveis.
O vermelho, o amarelo e o laranja , sendo cores estimulantes,  são também utilizados nas lojas em geral, nas paredes ou cartazes, para promover as vendas e aliciar os consumidores compulsivos.
A cor vermelha é também um sinal de força e perigo, daí ser a cor mais utilizada na pinturas tribais.  Para alertar para o perigo, os sinais de trânsito de proibição também têm um contorno vermelho.
Os vários tons de azul,  branco e verde claro são  ideais para a área da saúde, pela sensação de calma  e segurança  que transmitem. 
Os produtos de limpeza e  higiene pessoal, como por exemplo o detergente da roupa ou o gel de banho, utilizam como cores dominantes o azul ou o branco.
Muitas empresas utilizam o azul na sua marca e na  publicidade, exactamente por esta cor inspirar segurança.
A cor  verde é muito utilizada na publicidade para promoção de um estilo de vida saudável e destacar alimentos/produtos  biológicos. É também uma cor associada às finanças e ao jogo.
Daqui  a uns tempos, quando pudermos sair, será bom olhar as cores para além daquilo que os nossos olhos veem e pensar nos efeitos que nos estão a causar. 
Hoje nada é deixado ao acaso no uso das cores, desde uma simples embalagem de pasta de dentes ou batatas fritas, ao cartaz dos saldos ou  ao logotipo da empresa.

 Claro que há cores que prefiro mas gosto de todas as cores das flores das plantas silvestres. Desde sempre que a Natureza é sábia nesse e noutros aspectos...

Todas as cores são lindas e poder vê-las é uma grande sorte! Estou muito grata por isso.































Estas fotografias sobre as cores  foram  trabalhadas por mim,  a partir de fotografias de plantas de que sou autora, "extraindo" as cores do azul do céu,  das flores e folhas e aplicando alguns efeitos. 
Ex:

Mena

1 comentário:

  1. Admirei este trabalho fotográfico.
    Eu sou fã desta teoria e sigo rigorosamente o seu significado .
    No meu dia sinto a influência delas no meu estado de espírito.

    Beijinhos Mena

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