quinta-feira, 9 de maio de 2024

Dia da Espiga


Dia 9 de maio de 2024, quarenta dias depois da Páscoa, celebra-se o Dia da Ascensão.
É o Dia da Espiga, adaptação de um antigo ritual ligado à fertilidade.
Em várias localidades ainda é feriado . 
Colhem-se espigas, flores silvestres e ramos de oliveira com que se forma o ramo da espiga.





Algumas plantas que fazem parte da ESPIGA são além do ramo de oliveira, as papoilas, os malmequeres amarelos. malmequeres brancos e as espigas de trigo.
Cada planta tem uma simbologia.
Para ler mais sobre  o Dia da Espiga







As fotografias são de nossa autoria






10 comentários:

  1. Bonito ramo, e bonitos momentos
    assim documentados Mena.
    Bela sexta feira e um belo dia em harmonia pra vocês.
    Beijinhos e um bom fim de Semana.

    ResponderEliminar
  2. Que linda tradição essa! Adorei ver! Belas fotos!
    beijos, tudo de bom,chica

    ResponderEliminar
  3. Excelente trabalho documental sobre o "Dia da Espiga". Excelente Primavera!

    ResponderEliminar
  4. Excelente trabalho documental sobre o "Dia da Espiga". Feliz Maio!

    ResponderEliminar
  5. Belas fotos, como sempre.
    Também fui apanhar o meu raminho, que ficará na minha casa, até ao próximo ano.
    Fica bem Mena

    ResponderEliminar
  6. Matilde dos olhos verdes16 de maio de 2024 às 06:57

    Olá, boa tarde.
    Posso? Muito obrigada.
    Que interessante. Faço anos este mês, aliás, já fiz e não sabia deste dia.
    Agora estou preocupadíssima aonde perdi a cabeça. Se calhar deixei-a no cabeleireiro. Vai na volta foi mesmo. Vou já lá procurá-la.
    Gostei muito de saber e de ver o bonito arranjo. O chapéu encantou-me, é lindo de morrer.
    E a senhora e o senhor da foto que presumo seja um casal, também são lindos d'arrasar.
    Muitos parabéns e muitas felicidades.
    Adorei o seu espaço. Transmite uma sensação de paz e serenidade de difícil definição, que atrai e convida.
    Vou voltar sempre que possa.
    Os meus cumprimentos e muita simpatia.
    M.

    ResponderEliminar
  7. Bom dia e boa semana em harmonia pra vocês
    e sorriso de boas rotinas com saúde Mena, beijinhos *,~`)

    ResponderEliminar
  8. Tenho lembranças muito felizes de apanhar a espiga com a minha avó! Lindíssimo ramo!

    ResponderEliminar
  9. Não sabia da existencia do dia da espiga.
    Magníficas fotos, gostei de ver.
    Boa semana.

    ResponderEliminar
  10. Há muito que não publicam nada!
    Já foi Maio, Junho vai-se embora... Chegou o Verão?!
    Saúde e Paz!
    F. Carita Mata

    ResponderEliminar