segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Cais Palafítico da Carrasqueira

Porto Palafítico da Carrasqueira

Há muito tempo que ouvíamos falar deste porto palafítico que é considerado único na Europa. Andávamos com curiosidade de visitar este lugar especial que fica situado na aldeia da Carrasqueira, no distrito de Setúbal, a poucos quilómetros de Alcácer do Sal e da aldeia/praia da Comporta.
As fotografias que víamos eram espectaculares, com os barcos reflectidos na água do rio e iluminados pela luz do pôr-do-sol!
Mas, das vezes que tivemos oportunidade de o visitar, o céu estava nublado, a maré estava baixa, os barcos assentes no lodo e por todo o lado havia redes velhas, plásticos e madeira a apodrecer! Faltou-lhe um pouco do brilho e colorido que esperavamos mas, ainda assim, valeu a pena! 



Os cais estão construídos sobre estacas de madeira enterradas no lodo e as passadeiras irregulares são feitas com madeiras de proveniências variadas. São centenas de metros, num quase labirinto que parece continuar a cumprir a função inicial de permitir que os pescadores tenham acesso aos barcos, sobretudo na maré baixa, quando estes ficam assentes no fundo lodoso do rio Sado.


O porto começou a ser construído, com engenho e arte, na década de 50 do século passado, por uma população com muitas necessidades e que viu no rio uma forma de ganhar o seu sustento. Foi por absoluta necessidade que aconteceu assim, não foi uma escolha! Quem havia de dizer que este porto palafítico se tornaria numa atracção turística, sendo visitado por milhares de pessoas durante todo o ano!




As redes e apetrechos de pesca são geralmente guardados em pequenas casas de madeira, algumas delas coloridas mas outras já muito deterioradas. Mas há redes e outros materiais espalhados um pouco por todo o lado…



A maré-baixa revela a parte menos bonita deste local… Há vários aspectos a melhorar para que este porto continue a ser um local de interesse turístico e continue a ser funcional.

Algumas zonas já estão a ser melhoradas, outras reconstruídas mas ainda há muito para fazer pois estas estruturas são de difícil conservação!



O sol a brilhar no céu azul e a maré cheia emprestarão um outro brilho e colorido a este local que, ao pôr-do-sol, deve ter outro encanto!
Mas isso ficará, para uma próxima visita com consulta prévia ao horário das marés! 
Os pescadores percorrem, com ligeireza, este labirinto de "caminhos" feitos de tábuas irregulares. Para os maiores de sessenta, sem grandes dificuldades de mobilidade, o percurso na fase inicial do cais é relativamente fácil, embora seja necessário estar muito atento pois os passadiços não são todos novos, alguns são muito irregulares e nem todos estão protegidos com postes laterais. É uma questão de equilíbrio, nem sempre fácil.





Na aldeia existem vários restaurantes onde poderá retemperar as forças com uma refeição de pescado da região. 




Sem comentários:

Enviar um comentário