quarta-feira, 7 de março de 2018

Castelos de Portugal

Castelo de Évoramonte


Visitar o castelo de Évoramonte é recordar a importância que os castelos tiveram na construção, definição e consolidação do actual território português.

Concebidos e construídos por vontade de reis ou de grandes senhores, ocupam lugares estratégicos de defesa e de ataque em tempo de guerra e em tempos de paz possibilitaram aos castelãos mandar desbravar as terras para a exploração agropecuária e construir vias de comunicação por entre campos, serras e florestas.

O castelo de Évoramonte não é só avistado de muito longe como permite visualizar grandes distâncias.


Conquistado aos mouros pelos guerreiros de D. Afonso Henriques e de Geraldo Geraldes, o Sem-Pavor, entre 1160 e 1165, é no reinado de D. Dinis que o castelo é restaurado e amplificado. 


A seguir ao terramoto de 1531 que destruiu o castelo e a vila, D. Jaime duque de Bragança mandou reforçar a cerca e construir um novo castelo, o Paço-Castelo de Évoramonte.

Ao arquitecto Francisco de Arruda é atribuída a responsabilidade da construção deste edifício com uma tipologia única dentro das construções militares do século XVI. De planta rectangular os ângulos são substituídos por torreões cilíndricos com canhoeiras.

Ornamentado com cordões que limitam os 3 pisos do Paço, por cima da entrada e das janelas da fortaleza são visíveis os nós.

 Possui 3 pisos cujo acesso é feito através de uma escada em caracol.

Em 26 de Maio de 1834, é assinada nesta casa, a Convenção de Évoramonte que assinalou o fim das Guerras Liberais.

O castelo de Évoramonte, localizado a 29,4 Km de Évora, aguarda a vossa visita! 



Sem comentários:

Enviar um comentário