quarta-feira, 13 de março de 2019

Amendoeiras

Amendoeiras/ Amendoais

Embora não fossem muito frequentes, sempre houve amendoeiras no Alentejo.


Com tempo para crescerem e serem árvores a sério, enfeitam as bermas das estradas, hortas e jardins com as suas belas flores.






Conheço algumas destas  "velhas" amendoeiras com dezenas de anos e mais de cinco metros de altura.







Estas amendoeiras que crescem livremente, pouco se parecem com as árvores atarracadas dos amendoais intensivos ou super intensivos que são podadas para ficaram todas com a mesma altura (e raramente excedem 2 metros)



Estes amendoais, com poucos anos, são agora muito frequentes no Alentejo, ocupando já milhares de hectares. 



O alargamento do perímetro de rega do Alqueva  tornou  possível e apetecível ocupar os solos com olivais e mais recentemente com estes amendoais que transformaram a paisagem (e esperemos que também a economia) do Alentejo.

A LENDA DAS AMENDOEIRAS DO ALENTEJO
Era uma vez uma barragem, de seu nome Alqueva que levou 50 anos de espera  para ser construída mas também quando o foi, deu origem ao maior lago artificial da Europa.
Com fartura de água e terra barata por cultivar, vieram os agricultores/empresários espanhóis e alguns portugueses que viram ali uma oportunidade de negócio rentável, tanto mais que estas culturas recebem bastantes incentivos...
Assim no Alentejo, milhares de hectares de terras, vestem-se de branco no final do Inverno , quando as amendoeiras (de corte à escovinha)  explodem em cor e beleza!
Já agora que produzam muitos frutos e que a sua transformação também seja feita na região!





2 comentários:

  1. Muito lindas as fotos e interessantes os teus comentários. Quando a transformação do produto das amendoeiras, a amêndoa, ja temos na Azaruja, uma fabrica pronta, ou quase, para a transformação, das proximas colheitas. Espero que dê emprego a muita gente. Obrigado por nos brindares com mais estas fotos.

    ResponderEliminar
  2. Gosto tanto das tuas fotos - e as amendoeiras são fantásticas.

    B'jinhos

    ResponderEliminar