domingo, 20 de fevereiro de 2022

Galeria virtual

O isolamento, devido a ter testado positivo a Covid, teve destas coisas! 

Fiz várias visitas virtuais a museus, um pouco por todo o mundo. 

Foi uma viagem fascinante que de outra forma nunca farei...

Algumas obras de arte expostas, sobretudo de arte contemporânea, certamente valiosas, não as queria nem para o meu sótão! 

Heresia, dirão alguns...

Questiono-me muito sobre "O que é Arte?"

O que determina o valor da arte? 

Quais os factores a ter em conta para que certo quadro, escultura ou instalação artística valha zero, um ou milhões de euros? Quem lhe atribui esse valor? Quem certifica o valor da arte?

Mas arte não são só a pintura ou a escultura.

Também são formas de arte a música, o teatro, o cinema, a dança, a escrita ... E aqui o seu valor é mais objectivo e consensual, pelo menos para mim.

Agora em relação à pintura e escultura tenho muitas dúvidas, sobretudo na arte contemporânea...  

Olho uma tela pintada de preto com uma pinta branca e tenho que achar que estou "olhando o infinito"? 

Ou que uma sanita com um vaso de flores dentro é um "jardim encantado"? 

Uma sala  com o chão cheio de pedras da calçada com azulejos partidos por cima é um "passeio no desconhecido"? Estes são só alguns exemplos...

Certamente que para quem as idealizou e realizou são bastante significativas e muitos dos visitantes as sentem assim mas eu não consegui ir para além do que estava a ver. Não houve emoção, nem qualquer ligação à obra  exposta.

Enquanto continuo a pesquisar, aprender e reflectir sobre o tema, resolvi fazer uma exposição virtual de algumas fotografias de minha autoria. 

Atenção que não são obras de arte apenas fotografias em suporte digital, registos congelados no tempo de momentos de uma realidade que foi minha e agora partilho convosco.

Façam favor de entrar, passear à vontade e, se o entenderem,  dar a vossa opinião.

Sala 1:Mar


Sala 2:Girassóis 


Sala 3 e 4:Fragilidades - O mundo é uma "bola de sabão"
Todos os seres vivos e seres não vivos estão ligados e habitam nesta frágil "bola de sabão" que é a Terra.


Salas 5, 6 e 7:Maravilhas da Natureza





Salas 8, 9, 10 e 11:Cores das Flores







Salas 12 e 13:Despedida do Sol


Sala 14:Clásssicos


Cansados? 
Sentem-se um pouco no sofá da sala. 
Os quadros foram feitos a partir de fotografias com com efeito pintura.


Obrigada pela visita!

 As salas da minha galeria  são fotografia da internet



3 comentários:

  1. Realmente o conceito de arte é muito dúbio.
    Há obras que não as queria nem dadas.
    Esta tua galeria está um show.
    Realmente estão aqui belas fotos.
    Eu também tenho em minha casa muitos quadros de fotos tiradas por mim, mas não conseguiria obter este efeito. Parabéns Mena

    ResponderEliminar
  2. Ficou um resultado fantástico Mena, muitos parabéns! Grande galeria! Vale a pena passar aqui um bom tempo, e depois descansar nesse sofá! Muitos beijinhos, uma boa noite!

    ResponderEliminar
  3. Bom dia Mena, grata por partilhar este seu trabalho sempre um regalo para os olhos e uma benção para a alma pela Beleza que emana. Sendo que para mim o conceito de Beleza é " Uma harmonia de formas" algo que ao entrar em contacto me tranquiliza e dá bem estar. Quanto à arte de que fala estou de acordo consigo e no que a mim me toca, os exemplos que dá só podem ser uma provocação. Uma desconstrução do que sempre entendemos como arte. Qual o objectivo? desconheço pela minha ignorância na matéria. Contudo partilho aqui uma experiência que vivi era bem jovem, no museu Caloust Gulbenkian tratava-se de uma instalação, tão somente isto: um quadrado de terra talvez de uns 3 metros de lado, com um molho de canas caídas e um monte de batatas, já meio podres. Uma coisa é certa. Não me lembro da explicação que era dada, se é que havia. Mas a dita "obra" ficou-me gravada para sempre. E penso que em última análise o insólito destas manifestações tenham sómente o propósito de chocar, de abanar. Por mim sou conservadora...Um grande beijinho

    ResponderEliminar